bem vindo

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

TURMA 3º ANO 

PROFESSORA FERNANDA 

POR ONDE A ÁGUA SOBE 

              Assim como os animais, as plantas são seres vivos que interagem com o ambiente e necessitam de alimento para sobreviver.                              Entretanto, ao contrário dos animais, as plantas conseguem fabricar seu próprio alimento através do processo de fotossíntese que ocorre nas folhas. Para realizar fotossíntese, a planta precisa de retirar água e sais minerais do solo, o que acontece através da raiz, e gás carbônico do ar. Mas, como a água vai da raiz até as folhas? Vamos conhecer mais como acontece a condução da água nos tecidos vegetais.


FASE 1 - ESCOLHENDO AS FLORES

`Necessário escolher flores brancas ou claras para montar o experimento.
Sugestões de flores: margaridas, rosas, crisântemos.
Se sua flor não for totalmente branca, pelo menos utilize uma anilina de uma cor bem diferente.
Depois de escolher as flores, corte a extremidade do caule diagonalmente e logo coloque dentro da água com anilina. Isso é uma precaução para assegurar que não há ar dentro dos vasos condutores, que impeçam que o resultado seja perceptível.


FASE 2 - MONTANDO O EXPERIMENTO

Coloque um pouco de água em um copo. Acrescente anilina da cor que quiser. Adicione as flores brancas de forma que a extremidade do caule fique dentro da água.
  É esperado que a água colorida pela anilina seja transportada pelo caule da planta até atingir as flores. Isso será perceptível quando as flores estiverem com partes coloridas da mesma cor da anilina utilizada.


FASE 3 - O QUE ACONTECE

A água sobe pelo caule da planta até chegar às flores, o que pode ser percebido pela mudança na coloração das pétalas, que se tornaram da cor da anilina utilizada. Essa condução de água acontece pelo xilema, que faz parte do sistema condutor das plantas vascularizadas. Ele é responsável por transportar água e sais minerais (seiva bruta) que são absorvidos pela raiz até as folha, onde ocorrerá a fotossíntese. Durante a fotossíntese, é produzida glicose, que é a forma química de armazenamento de energia mais freqüente entre os seres vivos. Por isso, dizemos que as plantas conseguem produzir seu próprio alimento e, portanto, são autotróficas. Mas este composto de glicose produzido precisa ser distribuído por toda a extensão da planta. Para isso existe o floema, que também faz parte do sistema condutor das plantas vasculares, mas é responsável pela distribuição da seiva elaborada. O xilema é formado por alguns tipos celulares, mas principalmente pelas traqueídes, em Pteridófitas e Gimnospermas e Elementos de Vaso, em Angiospermas. Essas são células mortas que possuem parede celular bem espessa por causa da cobertura por uma camada de lignina. A lignina é um polímero de carboidratos super resistente. Por causa dessa camada de lignina, o xilema possui função de condução de seiva bruta e de sustentação do vegetal.


Experiência realizada pelos alunos



Nenhum comentário:

Postar um comentário